sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Violência e Educação nunca ao mesmo lado.

Hoje em dia é crescente o numero de adolescentes envolvidos em crimes cada vez mais absurdos. Estes jovens menores de dezoito anos são encaminhados para uma orientação psicológica adequada e podem ficar detidos não mais do que três anos. Esta lei assegura pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),vem causando indignação em algumas pessoas atingidas pelos crimes destes jovens delinquentes, e até mesmo em pessoas que acham que lei é ineficiente e suave demais.

Nosso país tem um altíssimo índice de pobreza, e riqueza em poucas mãos. Muitas das pessoas em que uma condição financeira é difícil recorrem a violência para alcançar seus objetivos. Violência gera violência, e cada vez mais adolescentes procuram o mundo do crime para conseguir o que desejam. Droga também é um forte causador da violência entre os menores de idade. Muitos pensam que diminuindo a maioridade penal, os crimes também diminuirão, mas esse é um argumento pobre usado por aqueles que não tem a capacidade de entender que o que realmente precisamos é de uma reestruturação no que diz respeito no sistema criminal.

Penso que o problema começa com a falta de educação em pontos onde o crime predomina. Pessoas conscientizadas de que o crime não é o melhor caminho, não tomam esse rumo. Colocar jovens em prisões como as que temos agora é de uma tamanha estupidez. Isso não melhora as pessoas, as amedronta e enraivece.

Não precisamos de mais celas, e sim de mais salas de aula. Em pleno século XXI não podemos ter pensamentos e atitudes insanas na formação das pessoas.

Então devemos ser sensatos na hora de escolher o futuro de nossos jovens. Inteligência é um dom que Deus nos deu para usar, corretamente.

Isabela de Campos Silva 9º ano 'N'